terça-feira, 17 de agosto de 2010

Suburbano em Debate teve como tema: Eventos de Hip Hop


James Arqueiro (Clube do RAP), Criolo Doido (Rinha dos Mc´s) e Gil Ponés (Batalha do Conhecimento) debateram o tema: Eventos de Hip Hop, mediação: Alessandro Buzo (Favela Toma Conta)

Ontem (segunda, 16/08) aconteceu mais uma edição do "Suburbano em Debate", o tema: Eventos de Hip Hop, com Criolo Doido (Rinha dos Mc´s), Gil Ponés (Batalha do Conhecimento) e James Arqueiro (Clube do Rap). Mediação de Alessandro Buzo, que também promove eventos de Hip Hop como o FAVELA TOMA CONTA e Suburbano no Centro.
O público foi muito abaixo do esperado, podemos citar alguns prováveis motivos, o frio que foi muito ontem em São Paulo, o trânsito que ontem estava caótico na cidade, a Marilda ficou mais de uma hora num onibus da Santa Cecília ao Bixiga (gastava menos de pé)....além do que o encontro com a LECI BRANDÃO quarta está muito bem cotado pra ter casa cheia e muitos deixaram pra vir quarta, já que pra quem vem das quebradas, não é fácil colar dia sim, dia não. Enfim....seja qual for o motivo, o ótimo debate ontem merecia mais gente prestigiando, mas além de promover não posso ir buscar as pessoas pela mão e trazer.
Enrolamos até 20h pra aguardar mais um galera e o amigo Freitas do RADAR URBANO venho no Twitter, dizer que deveriamos transmitir pela Twitcam, acho que fui meio deselegante com ele na resposta, mas a proposta venho em péssima hora, eu chateado pelo baixo público respondi que ai que não ia aparecer ninguém, ficariam todos em casa vendo pela internet.
Apesar de não ter filmado nenhuma das seis edições, com certeza é uma pena, daria um ótimo DVD se tivesse feito. Minha intenção é passar a filmar e lançar no YOUTUBE e posteriormente em DVD, acho que (AO VIVO) é pra quem participa.
Mas outros como o Criolo Doido disse que talvez o cara vendo em casa, fique a fim de ir no próximo. Já o Gil Ponés disse que o cara em outros estados e até países poderiam participar, enfim......um caso a se pensar. Mas minha intensão não foi ofender o Freitas que é meu amigo e já foi até debatedor desse mesmo evento.
Mais ainda pelo Twitter, venho uma pergunta do @Ballellaman pro criolo... Quando um evento de hip hop emociona vc e quais o emocionaram???
Criolo respondeu: - Um show internacional no Palmeiras em 97 e um do Potencial 3 em 2005 ou 2006 mo Tom Tom Club, já o motivo que o faz se emocionar...Criolo Disse que é estar dando tudo certo, as pessoas entenderem e darem valor pro corre de quem promoveu, pararem de fato pra ouvir a mensagem entre outras coisas....
Internet a parte o debate foi muito rico, cada debatedor falou do evento que promove.
Eu como mediador e debatedor contei uma história de um pessoal que fazia eventos antes de mim na quebrada (Itaim Paulista), o organizador um dia me disse: - Se "eu" não fizer evento aqui, NINGUÉM FAZ.............nascia o "Favela Toma Conta".
Depois o Gil Ponés que de todos era o unico que não era apresentador da festa e sim da organização, disse que a Batalha do Conhecimento existe desde 2007, organizada pelo MC Marechal do Rio de Janeiro, já aconteceram 48 edições, 47 no RJ e a última no SESC PInheiros em SP, com lotação do Teatro Paulo Autran, com 1.000 pessoas presentes.
Destacou que nas duas ultimas edições, com apoio do SESC Jacarepagua (RJ) e Pinheiros em SP, o campeão da batalha levou prêmio de R$ 1.000,00, mesmo com valor envolvido sendo baixo e o proprio organizador ter ganho bem menos que o campeão, mas é também porque é feito com amor, com intenção de crescer no geral.
Criolo Doido disse que a idéia da "Rinha dos Mcs" venho do fato de ter várias bataçhas no Rio de Janeiro e aqui que é chamado de berço do Hip Hop isso não estar rolando na época, em 2000 teve uma batalha organizada pela Brutal Crewn da Liga dos Mcs e ele disse que era isso que queria fazer, a Rinha nasceu tempos depois na Roberty Kennedy, passou por diversos lugares, entre eles o EXECUTIVO no centro de SP, segundo o Criolo já chegou lá com o nome feito, as ultimas edições aconteceram no Estação Music Bar que anunciou (ontem) que não vai dar continuidade e o RINHA segue sendo intinerante, a edição mensal na Ação Educativa foi, segundo o Criolo Doido uma conquista, porque não precisa cobrar ingresso, tem um apoio simbólico pra quem participa, por acabar mais cedo não tem cenas de pessoas embriagadas e nem uso de drogas, o que na madrugada acaba sendo inevitável.
Por fim o James disse que o CLUB do RAP nasceu em 1987 na Rua Rui Barbosa no Bixiga, um ano antes do grupo "OS Metralhas" cantarem na XUXA. Depois teve a fase mais conhecida em Diadema, entre 1999 e 2001, produzida por Ebano (irmão do James) e o DJ KLJay, sempre nas segundas-feira, durante os tempos algumas outras pessoas produziram o CLUB do RAP, James lembrou que antigamente os MC´s traziam suas rimas em fita K7 pra que os produtores do evento viessem a conhecer seu som, eles ouviam todas, davam toques pra quem precisava e espaço pra quem merecia.
James disse ainda que fez curso de Gestão de Projetos Sociais e Capacitação de Recursos no SENAC, pra ajudar na organização de seus eventos, que na real, num evento de RAP ele usa mais a vivência que o curso, mas esse numa hora ou outra pode ser importante, disse que em Diadema era TENSO aquele tempo e a casa tinha muitos seguranças, mas no dia do RAP bastava um segurança homem e outro mulher pra coisa andar, existia o respeito que vinha do Hip Hop.
Na ultima versão agora em 2010, a idéia venho dele e da Cynthia Scool, fizeram contato com o KL Jay, que pediu espaço também pro DJ Roger, que fazia anteriormente e o CLUB virou CLUBE do RAP, na primeira edição de 2010 tiveram o MV BIll, depois outras edições já aconteceram, com Pentagono, Kamau....outros virão.
Muitos outros assuntos foram abordados, os debatedores não se limitaram pelo baixo público e quem foi curtiu demais.
Abaixo fotos de Marilda Borges.


Buzo foi mediador e debatedor


Publico foi pequeno mais receberam de presente um ótimo debate


Suburbano em debate, tema: Eventos de Hip Hop.
Local: Livraria Suburbano Convicto
Rua 13 de Maio, 70 - 2o andar - Bixiga
INF (11) 2569-9151
suburbanoconvicto@hotmail.com
www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário